24 de Junho – Dia 1 de Portugal

O dia 24 de Junho assinala uma data histórica para Portugal: a Batalha de São Mamede, travada em 1128, nos arredores de Guimarães. Este confronto opôs D. Afonso Henriques às tropas da sua mãe, D. Teresa, e do seu aliado e amante, o conde galego Fernão Peres de Trava.
Após a morte do Conde D. Henrique, em 1112, D. Teresa assumiu o governo do Condado Portucalense, já que o seu filho, Afonso Henriques, tinha apenas três anos. A partir de 1121, D. Teresa começou a usar o título de "Rainha", aproximando-se cada vez mais do poder galego e entregando cargos de grande importância a Fernão Peres de Trava. Este favorecimento gerou descontentamento entre a nobreza portucalense e no próprio Afonso Henriques, que se viu afastado dos assuntos de Estado.
Apoiado pelos senhores de Entre-Douro-e-Minho, que ambicionavam uma governação autónoma, Afonso Henriques armou-se cavaleiro a si próprio, um gesto simbólico e ousado, reservado tradicionalmente aos reis. Este acto marcava a sua intenção de se afirmar como líder independente.
A vitória na Batalha de São Mamede permitiu a D. Afonso Henriques tomar o controlo do Condado e iniciar o processo de independência que culminaria, mais tarde, com a fundação do Reino de Portugal. É por isso que o 24 de Junho é conhecido como o "Dia 1 de Portugal", sendo visto como o verdadeiro nascimento da nação portuguesa.
Fonte: " em.guimaraes.pt"